O LENÇO DO GAÚCHO

Do autor.   /   JUAREZ NUNES DA SILVA - Historiador, escritor e tradicionalista.

Lenço Carijó com Nó Farroupilha

Lenço carijó com um nó farroupilha.

Em muitos momentos da nossa história, o lenço foi símbolo de filiação política, conforme a cor e até o modo de atá-lo ao pescoço, a semelhança da Banda Oriental e do lado castelhano.

 

Nos primeiros tempos, o lenço era geralmente colocado sobre a cabeça, atado à marinheira ou a corsário, sob o chapéu ou usado como vincha para sustentar as largas cabeleiras. Possivelmente costume herdado dos marinheiros que por estas regiões aportaram. A herança campesina tem reminiscências árabes, onde o lenço protegia a cabeça do sol, o rosto e as orelhas da poeira e  do frio das madrugadas e no entardecer.

 

Na Guerra dos Farrapos, os farroupilhas usavam lenço vermelho ou encarnado no pescoço com um nó peculiar. Na Revolução Federalista, em 1893, pelearam nas coxilhas rio-grandenses, os federalistas de Gaspar Silveira Martins e Gumersindo Saraiva contra os republicanos de Júlio de Castilhos. Foi a época da degola, onde pereceram mais de 10 mil rio-grandenses. Eram os maragatos (lenço vermelho) contra os pica-paus. (que deviam usar lenços verdes, mas vingou mais o branco). Na Revolução Libertadora, de 1923, pelearam os maragatos de Assis Brasil contra os chimangos de Borges de Medeiros. Novamente, maragatos com lenços vermelhos e chimangos com o lenço branco. Na Revolução de 1930, Vargas uniu os chimangos e maragatos. Portanto, o gaúcho pode usar a cor que melhor lhe apraz no seu lenço de pescoço, inclusive os nós que eram característicos de cada facção, em qualquer cor de lenço.

 

O lenço, como já foi dito, tinha função de proteção, para sustentar o cabelo, e também, por ser de seda, para cegar o corte de armas brancas durante uma peleia. Hoje, o lenço é um complemento da indumentária gaúcha e deve seguir a normatização do MTG para que a tradição gaúcha não seja desvirtuada: as cores permitidas são  o vermelho, branco, azul, verde, amarelo, e carijó nas mesmas cores citadas.  É possível, ainda, carijós em marrom ou cinza.  Normalmente os lenços de tamanho adulto têm medidas de 1 (um) metro quadrado, sendo aconselhado que o mesmo seja utilizado inteiro (muitos cortam o lenço ao meio, fazendo duas peças), para que não fique delgado demais – o que pode confundir com tira ou fita, o que não é permitido.      

 


Por falta de conhecimento, muitos optam por usar lenços de pequeno tamanho e com estampas coloridas, dando a impressão que estão usando echarpes, o mesmo que as mulheres usam na cabeça ou simplesmente, no populacho, fitas mimosas no pescoço. Gauchada, vamos pesquisar para não correr o risco de fantasiar-se, ao invés de pilchar-se como um verdadeiro gaúcho.

Comentários