O APERTO DE MÃO GAÚCHO



O aperto do gaúcho servia para ver se o outro vivente estava armado!


Do autor   /   JUAREZ NUNES DA SILVA - Historiador, escritor e tradicionalista


O aperto de mão gaúcho
O aperto de mão gaúcho
Apertar a mão é um gesto que exprime vários sentimentos entre duas pessoas, e a forma como ele é realizado, revela valores de amizade e confiança. Dar a mão direita, era para os Persas um juramento inviolável. O ato é uma das expressões culturais mais comumente aceitas no mundo e com ele selam-se amizades, negócios, acordos diplomáticos, além de ser a primeira manifestação ao encontrarmos alguém: é uma forma respeitosa de  cumprimentar.

Retomando a história, o cumprimento de mãos, em que um homem segurava a mão do outro, significava acima de tudo uma demonstração de intenção de paz, dando a entender que um dizia ao outro não estar armado.

O gaúcho tem um cumprimento peculiar que se resume assim:  um toque das palmas das mãos, seguido por um toque na altura do cotovelo ou então um toque com as costas da mão no peito do vivente, e em seguida o deslizar das mãos pelo cotovelo do outro, até que as mãos se encontrem para o aperto de mão tradicional. O gesto é feito de forma automática, mas ele tem um significado que remonta os tempos das peleias e "reboluções": ver se o vivente não trazia uma arma escondida na manga ou ao tocar o peito em direção a costela, ver se não tocava em algum cabo de adaga ou de algum "chimitão"[1]. O cumprimento típico dos gaúchos se faz apenas entre os homens (peonada), sendo impróprio fazê-lo com as mulheres (prendas).

O aperto  de mão é um termômetro onde se identifica o tipo de pessoa a qual se está cumprimentando. Aquele aperto frio e frouxo demonstra que o qüera é fraco, medroso ou inseguro. Também quer dizer que a outra pessoa está com reservas ou desconfiada de você. No entanto, um aperto de mão firme tem o seu valor. Não confundir com o aperto de mão forte, de quebrar os dedos, pois isto é deselegante - uma grosseria. Assim, o aperto de mão gaúcho é um uso e costume da nossa terra que, antigamente, servia para identificar se o outro indivíduo estava desarmado. Que tal?



[1] Revólver muito apreciado pela gauchada, o Schimidt  Weason.

Comentários